Pesquisar na WEB

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Confira quais são as diferenças entre as formações na área da informática

Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação são as graduações do candidato interessado em informática.


São vários os caminhos que levam à formação em informática. Há os cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação. As confusões são comuns e justificáveis já que essas graduações possuem 30% das suas grades iguais. Para não se confundir e errar a graduação de interesse, é preciso ficar atento ao tipo de tecnologia que cada formação lida, além, é claro, de analisar como é o mercado de trabalho.

O professor Fábio Silva Lopes, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, cenário do Globo Universidade exibido no dia 30 de novembro, destaca as diferenças entre essas formações. “O curso de Ciência da Computação busca formar um profissional voltado para desenvolver novas tecnologias de computação. Já o profissional de Sistemas de Informação conhece e aplica novas tecnologias nas empresas. O engenheiro de computação associa a computação ao desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos programáveis”, explica o coordenador.

Dentre as disciplinas comuns a essas formações estão: programação, engenharia de software e matemática. Fábio lembra que o aluno que opta por esses cursos acaba por estudar disciplinas de humanidades, como inglês, comunicação e expressão, relações interpessoais, entre outras. “Os bacharelados de Ciência da Computação e Sistemas de Informação duram 4 anos. Já o de Engenharia de Computação, 5 anos”, destaca o especialista.


Um comentário: